• Somochilar

A PRAÇA MAUÁ E OLÉ! É SEMPRE TEMPO DE MÚSICA

No Rio, especificamente, na Praça Mauá, há festivais maravilhosos!


Alguns eventos, assim como os blocos de carnaval, acontecem na Praça Mauá. Essa Praça fica localizada na zona Central do Rio de Janeiro e, como já é sabido, no Largo São Francisco da Prainha, é onde se encontra a estátua em homenagem à Mercedes Baptista, ícone da dança Afro no Brasil. Aí já deu pra perceber o naipe das figuras que se apresentam por lá, né?


Por hora, deixo registrado um Projeto cultural realizado em 2019 nessa Praça. Muito animado, colorido e ludicamente bem apresentado o evento em questão chamado Olé! É sempre tempo de música levou, nada mais nada menos, várias trilhas sonoras de sucesso das décadas de 60, 70 e 80. O Projeto foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (sim, uma parte do seu imposto foi destinado pro evento acontecer) com apoio do Ministério da Cidadania e Olé Consignado, empresa do grupo Santander. Foi divertido e, como sempre, tudo muito bem estruturado e organizado!


Sempre bato na mesma tecla ao escrever sobre os eventos culturais gratuitos e sua importância pra mim. Acho significativo reviver ou tentar sentir as emoções de épocas passadas no momento atual; a tal nostalgia que não me larga! Pois assim posso entender e, quem sabe, tentar mudar algo que não concordo em algumas áreas da vida, inclusive mudar algo na minha existência. Saber que meu dinheiro está sendo bem aplicado, participando desses eventos, faz de mim uma cidadã orgulhosa e alegre. Ainda tenho muito a colaborar com a sociedade, mas também sei que tenho muito a cobrar dos nossos governantes!



Enfim, seja participativo e atuante! Se você gosta de ir a esse tipo de evento, vá! Se você não gosta, exponha ou cobre por aquilo que deseja! O silêncio dos cidadãos de bem me constrange, me faz sair da zona de conforto. Não é possível que haja só reclamação e nenhuma vontade de mudar! Acorde, Brasileiro! Logo depois das fotos, dou dicas importantes sobre a Praça, dentre outras coisas, e indico alguns parceiros, através de links, que podem te ajudar nesse tipo de passeio.



Boa pesquisa e até breve!




Dicas importantes:


Quando ir:

Os eventos de projetos culturais, geralmente, não têm como prever as datas que começam. Porém, sugiro ficar de olho na página da Olé, no Facebook.


O que levar:

Leve uma doleira com cartão, dinheiro e documento de identidade. Se não quiser gastar comprando água, leve uma garrafinha. Ah, e não esqueça o celular, pra tirar foto.


Quanto levar:

Sugiro levar o suficiente pra comer e beber. Há várias barraquinhas com preços bem acessíveis. Vai sair caro se você resolver entrar nos bares ou casas noturnas. Nesses eventos, há banheiros químicos, mas se você quiser entrar em algum bar, eles podem te cobrar um valor entre R$ 1 a 5 reais, a não ser que você consuma algo. Caso seja fã de bebida alcoólica, cuidado pra não ficar bêbado. Muita gente perde a cabeça e fica caído pela rua.


Como chegar

Google maps, Moovit, Uber estão aí pra isso. Se quiser ir de carona, tem o Blablacar. Chegue com 1h de antecedência, pois o número de cadeiras no evento é limitado.


Onde se hospedar:

Pesquise no Booking ou Hurb, clicando nos banners no rodapé da página ou abaixo. Ou então, verifique no Couchsurfing se algum anfitrião pode te receber, caso você esteja inscrito no site. Planeje-se com antecedência e tente ficar hospedado no Centro, a evitar atrasos.



Seguro Viagem: tudo o que você precisa saber sobre despesas médicas

Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Para não ter dores de cabeça no futuro. Por isso, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto alguns problemas.

Além disso, em alguns países como os da União Europeia ele é obrigatório. Mas afinal, você sabe como funciona a cobertura de um seguro viagem? Sabe quais despesas médicas estão inclusas?

Se você não sabe ou ainda tem alguma dúvida, fique tranquilo, clique no link e tire todas as suas dúvidas!


E não esqueça de renovar sua mochila! Acesse o site e confira as novidades!



Gostou do blog? O Somochilar participa de programas de afiliados de empresas relacionadas à viagem. Isso significa que se você fizer alguma reserva através dos links aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Blog! Obrigada!

9 visualizações

©2020 por @somochilar