• Somochilar

ANIMAIS PEÇONHENTOS NA TRILHA: 7 DICAS DO QUE FAZER SE FOR PICADO


Resolvi fazer um post sobre animais peçonhentos, pois na trilha não ficamos imunes às defesas da natureza, né? Os intrusos somos nós. Pode apostar. Falarei sobre os ESCORPIÕES, COBRAS e ARANHAS, porque percebo um medo comum quando converso com algumas pessoas que não fazem trilha. Há muitas dúvidas sobre as lacraias, mas sua picada não é tóxica. É aconselhável limpar o local picado com água e sabão, pois esses bichos carregam sujeiras que podem causar doenças graves. Se você tem medo deles, NÃO precisa ter! Faça sua trilha numa boa, vá na paz, mas com a proteção necessária! As cobras, os escorpiões e aranhas só se defendem. A probabilidade de ​você sofrer um acidente de trânsito é muito maior. E o que você aprendeu na escola sobre esses animais é bem superficial, pois a questão prática, de como evitar a picada ou o que fazer se for picado, geralmente não cai em prova. Pelo menos na minha época foi assim. Lá pelos anos de 1995 a 2002​, nos ensinos fundamental e médio​.


A partir de agora, você saberá o que fazer e a quem procurar, caso for picado por algum desses animais peçonhentos, ou caso precise ajudar alguém. Fique atento e, principalmente, mantenha a calma.


7 PRINCIPAIS DICAS: 1- ​Escorpiões​:​ vivem nos cemitérios, entulhos, lixo, em ambientes sujos, em geral. Cobras: matas, lugares úmidos e quentes e também em lugares secos. Aranhas: buracos, matas, lugares bagunçados, com muita coisa acumulada. 2- ​​​​Escorpiões: Os acidentes ocorrem em épocas mais quentes. Cobras: qualquer época. Aranhas: qualquer​ época. 3- Escorpiões: Eles têm hábitos noturnos. Cobras e Aranhas: hábitos diurnos e noturnos. Os três não saem correndo atrás de v​o​c​ê​ à toa. Mas Não os provoque! Eles vão se defender. 4- Escorpiões: A picada é semelhante ou pior a picada da abelha. Cobra:​ Geralmente a picada se parece como se você tivesse levado uma grampeada.​ Aranha: Muitas vezes indolor. Para os três: Se for picado, é preciso manter a CALMA​, limpar o local com água e sabão ou álcool​, sem friccionar (SOMENTE ISSO)​; tire os acessórios existentes na pessoa, como brincos, colares, anéis, devido ao inchaço, e tente ficar parado até chegar ao médico​, pois a agitação fará com que o veneno circule mais rápido​ na corrente sanguínea. Se não puder ir ao médico imediatamente, fique em repouso TOTAL. Importante saber se você é alérgico. 5- Hospitais que possuem o soro pra quem for picado por animais peçonhentos. Se você for ao UPA perto de sua casa, provavelmente não terá o soro. 6- O médico é quem vai dizer se você precisa tomar o soro. E o soro é somente injetável.​ Se possível, tire uma foto do animal que te picou, para que o soro aplicado seja o ​certo, pois há um tipo de soro para cada tipo de animal. 7- E se v​o​c​ê​ ainda acredita em lendas urbanas, precisa rever seus conceitos!


Sugiro assistir os vídeos abaixo. Há imagens dos animais e mais informações interessantes, inclusive se você quiser ser um escoteiro: Escorpião ​​ Cobra Aranha ⏩⚠️MUITO IMPORTANTE ⏩⚠️ O Ministério da Saúde adverte: Escorpião


Cobra


Aranha

Enfim, planeje-se e divirta-se! Sugiro que cuide dos seus pés antes e depois da trilha. Nada incômodo pode te impedir de andar! Seu principal meio de transporte deve ser bem cuidado. Meus pés estão sendo tratados com muito carinho na Fisio Pés. Entre em contato e saiba mais. E não esqueça de dizer o nome do blog!



_______


Seguro Viagem: tudo o que você precisa saber sobre despesas médicas!


E não esqueça de renovar sua mochila! Acesse o site e confira as novidades!

_______


Gostou do blog? O Somochilar participa de programas de afiliados de empresas relacionadas à viagem. Isso significa que se você fizer alguma compra ou reserva através do link aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Blog! Obrigada!

10 visualizações

©2020 por @somochilar