• Somochilar

CORCOVADO: TRILHAS PRA QUÊ TE QUERO

Atualizado: Set 7

Assim que comecei a fazer trilha, põe tempo nisso, não lembro os detalhes, somente que subi o Costão de Itacoatiara de chinelo... Hahahaha. Mas não é aconselhável fazer trilha de chinelo, ok?

Atualmente, não quero esquecer esses momentos maravilhosos onde estou em contato com a natureza e é, ultimamente, aonde me sinto em paz. Por isso, pelo menos, agora posto as fotos no Facebook e no site para não esquecer.

A primeira trilha que tenho registro aconteceu no dia 08/10/2016. Achei uma turma muito disposta no Facebook a levar-nos aos lugares mais incríveis do Rio de Janeiro. Eles se chamam Loukos por Trilha. E são bem loucos mesmo! Tem grito de guerra, fazem alongamento antes de subir e nos guiam por gostarem da aventura de estar explorando nossa mata e, acima de tudo, gostam de pessoas. Isso pra mim é ser louko hoje em dia. Compartilhar o que sabem pelo simples prazer de se conectar. E eles não cobram nada por isso!


O que levar para a trilha:

Leve lanche, 2L de água congelada, protetor solar, repelente, óculos, roupa de banho, toalha pequena, bota confortável, chinelo. E vá de calça legging, se possível, à prova de mosquitos. Tente levar tudo isso em mochila pequena. É importante se preparar física e psicologicamente, pois haverá uma pequena escalaminhada, em um trajeto com, aproximadamente, 7km (ida e volta).


Como é a trilha ao Corcovado:

A trilha começa no Parque Lage indo em direção ao Morro do Corcovado. Busquei essas dicas em um site chamado Trilha Transcarioca que oferece todas as informações de como as trilhas da nossa mata estão sendo abertas e preservadas por eles. Inclusive, quem quiser se voluntariar para estar mais em contato com a natureza e saber como ela funciona, é só entrar e se inscrever no site da Transcarioca. Caso você pretenda fazer trilha no verão, cuidado com pancadas de chuva. Não é muito recomendável.


Alongamento



Transcarioca

Cristo Redentor

Para quem deseja iniciar neste trecho, pelo Parque Lage, é só seguir as pegadas desenhadas em preto, com fundo amarelo, que estão em alguns troncos das árvores. Serão pouco mais de três quilômetros muito agradáveis de subida. No percurso inicial o caminhante encontrará o antigo palacete, aquários, grutas e áreas de lazer até chegar na entrada da trilha propriamente dita, onde há uma guarita de controle de subida, sendo a entrada totalmente gratuita. Se prepare para ver mato. Muito mato, mico (Seu Chico), borboleta, mosquito. O trem passando, turistas te cumprimentando, lama... Além de muita alegria e paz de espírito!


Valor da visita ao Cristo Redentor:

vans partindo para o Cristo Redentor em vários bairros do Rio e os preços à visitação do Cristo estão incluídos. É importante conferir no site da Riotur os horários, valores e locais de partida, pois é possível que haja alterações. Os telefones da Riotur estão logo abaixo ou acesse aqui.


Telefones Riotur:

+55 21 2558-1329

+55 21 2492-2252

+55 21 2492-2253

Comércio/Hospedagem no Cristo Redentor:

É possível encontrar banheiros, água potável, transporte, lanchonete e informações turísticas na chegada ao Corcovado. Na sede do Parque Lage também é possível encontrar banheiros e um bistrô com alimentação de qualidade. Não há hospedagens.

Como ir ao Cristo Redentor:

Metrô / Ônibus: Siga de Metrô até a Estação Siqueira Campos. Na Rua Nossa Senhora de Copacabana em frente à saída do Metrô da Rua Figueiredo Magalhães, pegue o ônibus circular número 581 até a Praia Vermelha na Urca.

Carro: No bairro da Urca, siga até a Praça General Tibúrcio na Praia Vermelha. A praça fica em frente à Estação do bondinho para o Pão de Açúcar. O local possui estacionamento.


Obs.: Há um app chamado Moovit, caso você vá de ônibus. Ele indica os melhores ônibus, paradas e sinaliza onde você deve descer.

Atenção! Antes de visitar o local, acesse o site da Riotur para conferir se não há alteração na programação/funcionamento. E se quiser fazer trilha, mas é iniciante, é aconselhável ir em grupo, como eu fiz, ou contratar um guia. Lembre-se: acidentes acontecem com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Além disso, você pode se perder pela mata.



Já sabe onde relaxar? É só clicar nos banners abaixo e pesquise o melhor lugar!





Precisando renovar sua mochila? Acesse o site e confira!



Gostou do blog? O Somochilar participa de programas de afiliados de empresas relacionadas à viagem. Isso significa que se você fizer alguma reserva através dos links aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Blog! Obrigada!


20 visualizações

©2020 por @somochilar