• Somochilar

ESTAÇÃO RIO: SHOW DE PAULINHO MOSKA E LETRUX

Diário de uma mochileira


26/03/2017 e 14/09/2019


No Rio, especificamente, na Praça Mauá, há eventos maravilhosos!

Alguns deles, assim como os blocos de carnaval, acontecem na Praça Mauá. Essa Praça fica localizada na zona Central do Rio de Janeiro e, como já é sabido, no Largo São Francisco da Prainha, é onde se encontra a estátua em homenagem à Mercedes Baptista, ícone da dança Afro no Brasil. Aí já deu pra perceber o naipe das figuras que se apresentam por lá, né?


Por hora, deixo registrado dois shows promovidos pela Globo, com patrocínio da Coca-Cola, Tim e Rede de Supermercados Multi Market, na Praça Mauá e Circo Voador. Essa Praça já é bastante conhecida, como mencionei acima. E o Circo Voador (ainda não falei no blog), localizado perto dos Arcos da Lapa, é onde acontecem a maioria dos famosos eventos e cursos dos mais variados gostos da boemia carioca, que a meu ver, com valores bem acessíveis, sem contar que muitos shows/cursos pedem doação de alimentos e você paga a metade do valor. Saiba mais aqui.


Animados, diversificados e magistralmente bem apresentados os eventos em questão reúnem uma galera apaixonada pela cultura e música brasileiras, além de serem impecavelmente organizados. Pelas pesquisas na net, esse Projeto Musical foi apadrinhado pelo Evandro Mesquita, em 2015 e, desde então, os shows acontecem em vários bairros e municípios do Rio de Janeiro, além de promoverem apresentações de bandas de carnaval de rua, como é o caso do conhecidíssimo Bloco Fogo e Paixão, que lota o Centro do Rio de Janeiro com suas empolgantes músicas bregas, a levar todo tipo de gente a se divertir fantasiadas de pura alegria!


Sempre bato na mesma tecla ao escrever sobre os eventos culturais gratuitos e sua importância na minha vida. Sei que tenho muito a colaborar, mas também sei que tenho muito a cobrar dos governantes e das pessoas que não respeitam manifestações culturais como essas. Por se tratar de um Projeto Musical da Globo, não achei em nenhuma fonte se os recursos utilizados no evento têm alguma participação do Ministério da Cidadania e, por isso os canais do Governo não divulgaram. É uma pena!


Ah, e por falar em Governo, caso queira ficar por dentro de alguns projetos culturais, a Funarte (Fundação Nacional de Artes - órgão do Governo Federal) ajuda nesse quesito. Clique aqui e veja. E também tem a EBC (Empresa Brasil de Comunicação – empresa pública federal) que também divulga alguns eventos. Porém, os eventos da Estação Rio não achei nesses sites, como já disse no parágrafo anterior.


Enfim, seja participativo e atuante! Se você gosta de ir a esse tipo de evento, vá! Mas NÃO arrume confusão por motivos ideológicos ou qualquer outro tipo de confusão. Lembre-se que a Arte é para entreter e, também, esclarecer; trazer leveza a sua rotina. Ah, e NÃO jogue lixo na rua! E se você não gosta desse tipo de evento, exponha, mas sem agredir quem é diferente de você, e cobre por aquilo que deseja! O silêncio dos cidadãos de bem me constrange, me faz sair da zona de conforto. Não é possível que haja só reclamação e nenhuma vontade de mudar! Respeito é a palavra de ordem! Dessa forma, respeite quem curte um estilo musical diferente do seu. Menosprezar e, pior ainda, desrespeitar proferindo discurso de ódio ao estilo alheio só mostra o quão pobre de espírito e de formação cultural você é.


Logo depois dos vídeos, dou dicas importantes sobre os eventos e indico alguns parceiros, através de links, que podem te ajudar ainda mais na sua pesquisa.



Clique aqui pra ver um vídeo do Paulinho Moska e aqui pra ver o show da Letrux.




Dicas importantes:



Quando ir:



Tem que ficar ligado na programação da Globo na página do Facebook. Pelo que pesquisei, a sétima temporada foi a última e acabou em 12/2019. Sugiro se inscrever na newsletter (boletim informativo) do Giro 0800, para receber novidades sobre programações culturais gratuitas no Rio de Janeiro.



O que levar:



Leve uma doleira com cartão, dinheiro e documento de identidade. Muita gente perde documentos, dentre outras coisas. Fique atento.

Se não quiser gastar comprando água, leve uma garrafinha.

Ah, e não esqueça o celular, pra tirar foto.



Quanto levar:



Há várias barraquinhas que vendem lanches e bebidas com preços bem acessíveis, por volta de R$ 10 reais. Dentro do Circo só pode consumir o que eles vendem. Vai sair caro se você resolver entrar nos bares ou casas noturnas.

Na Praça Mauá, quando os eventos são dessa magnitude, geralmente há banheiros químicos de graça e nos banheiros dos bares podem te cobrar entre R$1 a 5 reais, a não ser que consuma algo.

No Circo tem banheiro normal, mas cuidado pra não enfrentar grandes filas, pois o espaço não é muito grande.

Caso você seja fã de bebida alcoólica, cuidado pra não ficar bêbado. Muita gente perde a cabeça e fica caído pela rua.



Como chegar:



Google maps, Moovit e Uber estão aí pra isso. Se quiser ir de carona, tem o Blablacar. Chegue com 1h de antecedência, para conseguir um espaço confortável que dê para dançar ou ficar sentado.


Informações sobre o Circo Voador:

Endereço: Rua dos Arcos s/n, Rio de Janeiro - RJ

Bilheteria

Terça a Quinta das 12h às 19h

Sexta das 12h às 24h

Sábado a partir das 14h

55 (21) 2533-0354 RAMAL: 22

Site: https://www.circovoador.com.br



Onde se hospedar:



Pesquise no Booking ou Hurb, clicando aqui. Ou então, verifique no Couchsurfing se algum anfitrião pode te receber, caso você esteja inscrito no site.

Planeje-se com antecedência e tente ficar hospedado no Centro, a evitar atrasos.



_______


Seguro Viagem: tudo o que você precisa saber sobre despesas médicas!


E não esqueça de renovar sua mochila! Acesse o site e confira as novidades!


_______



Gostou do blog? O Somochilar participa de programas de afiliados de empresas relacionadas à viagem. Isso significa que se você fizer alguma compra ou reserva através do link aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Blog! Obrigada!


4 visualizações

©2020 por @somochilar