• Somochilar

PEDRA BONITA

Atualizado: Jun 8

POR ONDE COMEÇAR QUANDO A PANDEMIA ACABAR?


Diário de uma mochileira


04/06/2017


Preparados pra quando toda essa loucura pandêmica acabar? Tenhamos fé! Por enquanto vamos nos planejar e definir pra onde vamos? Parque Nacional da Tijuca. Meu lugar preferido quando quero ficar de boa, relaxando e curtindo uma onda diferente da onda urbana. E a Pedra Bonita é ideal pra iniciar. É uma das montanhas mais altas do Rio de Janeiro, com uma altitude de 696 metros.

A trilha é tranquila! Leva cerca de 50 min de caminhada até a Pedra. A vista é maravilhosa! A Pedra Bonita fica entre a Pedra da Gávea e os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. Então já sabe que vai encontrar um horizonte bem azulzinho pela frente, né! A sensação é indescritível, mas vou tentar defini-la com uma música que adoro: Enjoy the Silence (Aproveite o Silêncio), como diz Depeche Mode. Mas se quiser mesmo curtir um silêncio, ir durante a semana é melhor.

Pode ir com a família. Recomendo levar crianças acima de 8 anos e um guia responsável. Deve-se ficar atento às informações da página oficial do Parque Nacional da Tijuca, nas categorias Avisos e O Parque, pois o acesso à trilha, algumas vezes, fica interditado por n motivos. A Pedra Bonita também é conhecida por ser uma área onde se faz voo livre, como asa delta e parapente.


Relembrando um pouco da História do Parque, acho válido dizer que ele está entre as áreas protegidas pioneiras no mundo (1861), sendo até mais antigo que o Yellowstone, o primeiro Parque Nacional criado em 1872, nos EUA. Então, aí vai um recadinho principalmente aos brasileiros e brasileiras: PROTEJAM o Parque, por favor! Ele é de vocês!


Logo depois das fotos, dou dicas importantes para fazer a trilha e indico alguns parceiros, através de links, que podem te ajudar nessa aventura. Boa pesquisa e até breve!







Dicas importantes:

Quando ir:

Melhor ir na primavera/outono, devido ao sol estar ameno e te ajudar a caminhar sem tanto esforço.

O que levar:

Leve repelente, lanterna, tênis para caminhada ou bota, protetor solar, duas garrafas com água congelada, kit emergência. Tente não levar muita coisa, pois você irá caminhar.

Quanto levar:

Depende do seu objetivo. Sugiro fazer um roteiro antes de ir, para evitar surpresas. Lembrando que há grupos no Facebook que fazem trilhas com custo mínimo ou nenhum. Leve dinheiro também.

Como chegar:

Google maps, Moovit, Uber estão aí pra isso. Se quiser ir de carona, tem o Blablacar. E se for com guia ou grupo especializados, provavelmente, eles te informarão o caminho de alguma forma. Se for à noite, melhor ir de carro. Depois das 20h, o acesso com transporte público fica difícil. Há estacionamento no Parque. Verifique sempre no site oficial informações como hora, data e condições da trilha.


Onde se hospedar:

Pesquise no Booking ou Hurb, clicando nos banners abaixo. Se for uma viagem econômica, sugiro ficar em algum lugar no Centro do Rio.




E não esqueça de renovar sua mochila! Acesse o site e confira as novidades!



Gostou do blog? O Somochilar participa de programas de afiliados de empresas relacionadas à viagem. Isso significa que se você fizer alguma reserva através dos links aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Blog! Obrigada!

16 visualizações

©2020 por @somochilar