• Somochilar

PORTO: JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL

Atualizado: Jun 12

16/10/2018


Os Jardins do Palácio de Cristal foram projetados no século XIX pelo arquiteto paisagista Émille David. Na entrada, mantém-se o Jardim Émile David, composto pelos lagos e as quatro estátuas, que representam cada uma das estações do ano. Os jardins dividem-se entre trilhos de terra, bosques, labirintos e miradouros estratégicos, com vistas deslumbrantes sobre o Douro.

É possível passear pelos Jardins e deparar-se com pequenas pontes, trilhos e bancos de pedra, pequenas fontes e lagos. Legal observar que todos eles foram estrategicamente pensados e desenhados, inclusive divididos por temas: o Jardim das Plantas Aromáticas, das Medicinais, o Jardim do Roseiral, das Cidades Geminadas, inaugurado em 2009 e o Jardim dos Sentimentos, inaugurado em 2007. E há uma capelinha muito simpática construída em homenagem ao rei italiano, Carlos Alberto, pela sua irmã Augusta de Montleart, onde é possível sentir um certo acalento fraternal quando se está a descansar, em um dos bancos próximos, da caminhada pelos jardins. Os pavões foram a atração do momento, ficavam onde queriam, mas na deles. Os bancos são bem convidativos. Várias vezes eu sentava e ficava a pensar na vida... Coisa normal pra mim... Rs.

Vale a pena visitar os Jardins, independente dos lugares que você for, pois além de serem lindos e relaxantes, os espaços são bastante amplos e acolhedores. Sensação de estar em casa. E se sua viagem é econômica, a maioria deles a entrada é gratuita. o ideal é reservar um hostel no centro da cidade, pois o gasto com transporte irá diminuir consideravelmente. A figura abaixo, mostra o percurso que fiz à pé.

Por fim, outra dica legal é que os Jardins do Palácio de Cristal recebem eventos, tais como festivais, como o Porto Blues Fest, entre outros. Aos sábados costuma oferecer gratuitamente aulas de práticas como pilates, yoga e tai-chi. Nesse dia, o Palácio estava fechado para obras mas, atualmente, já existe um espaço para recepção de concertos e espetáculos.





Seguro Viagem: tudo o que você precisa saber sobre despesas médicas

Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Para não ter dores de cabeça no futuro. Por isso, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto alguns problemas.

Além disso, em alguns países como os da União Europeia ele é obrigatório. Mas afinal, você sabe como funciona a cobertura de um seguro viagem? Sabe quais despesas médicas estão inclusas?



12 visualizações

©2020 por @somochilar