• Somochilar

QUERO SER UM VOLUNTÁRIO

Atualizado: 9 de Dez de 2020


Você tem um sentimento de não pertencer a esse mundo e precisa resolver isso o mais rápido possível? Então aqui é seu lugar também! E já antecipo logo: amanhã é o Dia Internacional do Voluntário! Parabéns!!


Faz tempo que namoro a ideia de ser voluntária do ICMBio, por gostar de fazer trilha e de ter uma vontade imensa de cuidar do lugar que me proporciona um bem estar inominável. Porém, com a pandemia, tivemos que ficar quietinhos em casa.


Esse mês não aguentei. O Parque Nacional da Tijuca abriu o edital para chamar os voluntários, com número reduzido, claro, a cooperar. Mas primeiro, vou explicar como fiquei sabendo do voluntariado.


No Facebook, há um grupo voltado somente para os voluntários chamado VOLUNTARIADO DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA. Lá é onde achei todas as informações que você precisa saber das ações realizadas, assim como as fotos que os próprios voluntários publicam.


Se você quiser participar do grupo, é preciso se inscrever nesse site e acompanhar a abertura dos editais para poder realizar uma ação. Assim que você se inscrever, é só aguardar por email ou acompanhar no grupo as novas instruções. Normalmente, a tela de chamadas do site aparece assim:



Mas antes disso, você deverá preencher seu perfil, com seus dados pessoais e preferências dos parques que pretende realizar a ação. São parques por todo o Brasil! E o cadastro é muito simples.


Ah, é importante ler o edital, que não é grande, e prestar atenção se haverá trilhas com seus níveis de dificuldades, se há alojamentos, palestras, treinamentos etc. E se você tem alguma alergia, se toma algum remédio ou tem alguma doença crônica vai precisar assinar um termo indicando todas esses dados. Esse termo você pode imprimir e entregar a eles ou, ao chegar lá, eles vão te entregar pra você assinar. E se prepara pra carregar pedra, mexer na terra, plantar ou também, se preferir, pode ficar mandando emails, organizando e administrando o que o edital pedir.


Se surgir alguma dúvida, a equipe de apoio ao voluntário é muito atenciosa. Mande um email para: voluntariado@icmbio.gov.br. Geralmente, não demoram muito a responder.


Por fim, espero ter plantado alguma semente de esperança em você. Se você tem esse sentimento de que precisa fazer algo, de que tá faltando alguma coisa, procure ajudar o que o seu coração pedir. Reciprocidade é tudo! Até!




Gostou do blog? O Somochilar participa de programas de afiliados de empresas relacionadas à viagem. Isso significa que se você fizer alguma compra ou reserva através da página aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Blog! Obrigada!


©2020 por @somochilar